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  • Conceituando a Pesquisa;

  • Mudanças no Ambiente Organizacional;

  • Conceito de Pesquisa na Administração;

  • O que Constitui uma Boa Pesquisa?

  • Propósito Claramente Definido;

  • Processo de Pesquisa Detalhado;

  • Planejamento Completo da Pesquisa;

  • Altos Padrões Éticos Aplicados;

  • Limitações Reveladas Francamente;

  • Análise Adequada das Necessidades do Tomador de Decisão;

  • Resultados Apresentados de Forma Não Ambígua;

  • Conclusões Justificadas;

  • Experiência Refletida do Pesquisador;

  • Relacionamento Administrador-Pesquisador;

  • Estabelecendo Contribuições entre Administrador e Pesquisador;

  • Quando Surgem os Conflitos entre Administrador e Pesquisador;

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  • O Pensamento Científico;

  • O Senso Crítico e o Senso Comum;

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  • Proposições e Hipóteses;

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  • Pesquisa;

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  • A Natureza das Variáveis Pesquisadas: Pesquisas Qualitativas e Pesquisas Quantitativas;

  • A Natureza do Relacionamento Entre as Variáveis Estudadas: Pesquisas Descritivas e Pesquisas Casuais;

  • Ao Objetivo do Grau em que o Problema de Pesquisa Está Cristalizado: Pesquisa Exploratória e Pesquisa Conclusiva;

  • A Forma Utilizada para a Coleta de Dados Primários:
  • Pesquisa por Comunicação e Pesquisa por Observação;
  • Ao Escopo da Pesquisa em Termos de Amplitude e Profundidade: Estudo de Casos, Estudos de Campo e Levantamentos Amostrais;

  • A Dimensão da Pesquisa no Tempo: Pesquisas Ocasionais e Pesquisas Evolutivas;

  • A Possibilidade de Controle Sobre as Variáveis em Estudo:
  • Pesquisas Experimentais de Laboratório, Pesquisas Experimentais de Campo;
  • Ao Ambiente de Pesquisa: Pesquisa de Campo, Pesquisa de Laboratório e Pesquisa por Simulação;

  • Pesquisa Exploratória;
  • Métodos de Pesquisa Exploratória;

  • Pesquisas Conclusivas Descritivas;

  • Levantamento de Campo e Estudos de Campo;

  • Tipos, Fontes e Formas de Coletas de Dados;

  • Fontes de Dados em Pesquisas de Marketing;

  • Pesquisado;

  • Pessoas que Tenham Informações Sobre o Pesquisado;

  • Situações Similares;

  • Dados Disponíveis;

  • Instrumentos de Coletas de Dados;

  • Importância do Instrumento para a Precisão dos Dados a Coletar;

  • Projeto de Instrumento;

  • A Elaboração do Instrumento de Coleta de Dados;

  • Determinação dos Dados a Coletar;

  • Determinação do Instrumento segundo o Método de Administração;
  • Redação do Rascunho;

  • Revisão e Pré-Testes;

  • Redação Final.
  • tipo do cursoPORTAL PLAY
    Carga HoráriaAté 120 horas
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    PublicoAlvoO curso livre de Pesquisa de Mercado e Análise é direcionado a futuros empresários, estudantes e profissionais de administração, gestão, marketing, e áreas relacionadas que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto.
    ConteudoCurso
  • Conceituando a Pesquisa;

  • Mudanças no Ambiente Organizacional;

  • Conceito de Pesquisa na Administração;

  • O que Constitui uma Boa Pesquisa?

  • Propósito Claramente Definido;

  • Processo de Pesquisa Detalhado;

  • Planejamento Completo da Pesquisa;

  • Altos Padrões Éticos Aplicados;

  • Limitações Reveladas Francamente;

  • Análise Adequada das Necessidades do Tomador de Decisão;

  • Resultados Apresentados de Forma Não Ambígua;

  • Conclusões Justificadas;

  • Experiência Refletida do Pesquisador;

  • Relacionamento Administrador-Pesquisador;

  • Estabelecendo Contribuições entre Administrador e Pesquisador;

  • Quando Surgem os Conflitos entre Administrador e Pesquisador;

  • Lacuna de Conhecimento;

  • Status Profissional e Coalizões Internas;

  • Isolamento do Pesquisador;
  • O Pensamento Científico;

  • O Senso Crítico e o Senso Comum;

  • Fontes de Conhecimento;

  • O Pensamento Reflexivo e o Método Científico;

  • A Atitude Científica;

  • Desmistificando a Teoria;

  • Conceitos, Constructos;

  • Definições, Variáveis;

  • Proposições e Hipóteses;

  • Modelo;

  • Tipos de Pesquisa;

  • A Questão de Pesquisa na Administração;

  • A Questão da Pesquisa;

  • Sintonizando a Questão de Pesquisa;

  • Questões Investigativas;

  • Questões de Mensuração;

  • Problemas no Processo de Pesquisa;

  • Síndrome da Técnica Favorita;

  • Garimpagem de Banco de Dados da Empresa;

  • Questões Não Pesquisáveis;

  • Problemas de Administração Mal Definidos;

  • Planejando o Estudo;

  • Definição de Amostragem;

  • Alocação de Recursos e Orçamento;

  • Valorizando as Informações de Pesquisa;

  • Proposta de Pesquisa;

  • Conteúdo da Proposta;

  • Teste Piloto;

  • Coleta de Dados;

  • Análise e Interpretação;

  • Relatando os Resultados;

  • Estruturando a Proposta de Pesquisa;

  • Sumário Executivo;

  • Declaração do Problema;

  • Objetivos da Pesquisa;

  • Revisão de Literatura;

  • Importância/Benefícios do Estudo;

  • Planejamento de Pesquisa;

  • Análise dos Dados;

  • Natureza e Forma dos Resultados;

  • Qualificação dos Pequisadores;

  • Orçamento, Programação, Instalações e Recursos Especiais;

  • Gerenciamento de Projeto;

  • Instrumentos de Mensuração;

  • A Importância da Informação para o Marketing;

  • Compreensão do Marketing;

  • Planejamento em Marketing;

  • Sistema de Informações de Marketing;

  • Informações para Decisão em Marketing;

  • Modelo de Sistema de Informações para o Marketing;

  • A Análise de Mercado em Marketing;

  • Etapas de uma Pesquisa de Marketing;

  • Reconhecimento de um Problema;

  • Formulação, Definição ou Constatação de um Problema de
  • Pesquisa;

  • Exploração Inicial do Tema;

  • Definição Clara dos Objetivos da Pesquisa;

  • Estabelecimento das Questões de Pesquisa e/ou Formulação de Hipóteses;

  • Determinação das Fontes de Dados;

  • Fontes Primárias;

  • Dados Secundários;

  • Determinação da Metodologia de Pesquisa;

  • Determinação do Tipo de Pesquisa;

  • Determinação dos Métodos e Técnicas de Coleta de Dados;

  • Determinação da População de Pesquisa, do Tamanho da Amostra e do Processo de Amostragem;

  • Planejamento da Coleta de Dados;

  • Previsão do Processamento e Análise dos Dados;

  • Planejamento da Organização, Cronograma e Orçamento da Pesquisa;

  • Redação do Projeto de Pesquisa e /ou de uma Proposta de Pesquisa;

  • Execução da Pesquisa;

  • Comunicação dos Resultados;

  • Classificação dos Tipos de Pesquisa;

  • A Natureza das Variáveis Pesquisadas: Pesquisas Qualitativas e Pesquisas Quantitativas;

  • A Natureza do Relacionamento Entre as Variáveis Estudadas: Pesquisas Descritivas e Pesquisas Casuais;

  • Ao Objetivo do Grau em que o Problema de Pesquisa Está Cristalizado: Pesquisa Exploratória e Pesquisa Conclusiva;

  • A Forma Utilizada para a Coleta de Dados Primários:
  • Pesquisa por Comunicação e Pesquisa por Observação;
  • Ao Escopo da Pesquisa em Termos de Amplitude e Profundidade: Estudo de Casos, Estudos de Campo e Levantamentos Amostrais;

  • A Dimensão da Pesquisa no Tempo: Pesquisas Ocasionais e Pesquisas Evolutivas;

  • A Possibilidade de Controle Sobre as Variáveis em Estudo:
  • Pesquisas Experimentais de Laboratório, Pesquisas Experimentais de Campo;
  • Ao Ambiente de Pesquisa: Pesquisa de Campo, Pesquisa de Laboratório e Pesquisa por Simulação;

  • Pesquisa Exploratória;
  • Métodos de Pesquisa Exploratória;

  • Pesquisas Conclusivas Descritivas;

  • Levantamento de Campo e Estudos de Campo;

  • Tipos, Fontes e Formas de Coletas de Dados;

  • Fontes de Dados em Pesquisas de Marketing;

  • Pesquisado;

  • Pessoas que Tenham Informações Sobre o Pesquisado;

  • Situações Similares;

  • Dados Disponíveis;

  • Instrumentos de Coletas de Dados;

  • Importância do Instrumento para a Precisão dos Dados a Coletar;

  • Projeto de Instrumento;

  • A Elaboração do Instrumento de Coleta de Dados;

  • Determinação dos Dados a Coletar;

  • Determinação do Instrumento segundo o Método de Administração;
  • Redação do Rascunho;

  • Revisão e Pré-Testes;

  • Redação Final.
  • NivelIntermediário
    o que voce vai aprender
  • Conceituando a Pesquisa;

  • Mudanças no Ambiente Organizacional;

  • Conceito de Pesquisa na Administração;

  • O que Constitui uma Boa Pesquisa?

  • Propósito Claramente Definido;

  • Processo de Pesquisa Detalhado;

  • Planejamento Completo da Pesquisa;

  • Altos Padrões Éticos Aplicados;

  • Limitações Reveladas Francamente;

  • Análise Adequada das Necessidades do Tomador de Decisão;

  • Resultados Apresentados de Forma Não Ambígua;

  • Conclusões Justificadas;

  • Experiência Refletida do Pesquisador;

  • Relacionamento Administrador-Pesquisador;

  • Estabelecendo Contribuições entre Administrador e Pesquisador;

  • Quando Surgem os Conflitos entre Administrador e Pesquisador;

  • Lacuna de Conhecimento;

  • Status Profissional e Coalizões Internas;

  • Isolamento do Pesquisador;
  • O Pensamento Científico;

  • O Senso Crítico e o Senso Comum;

  • Fontes de Conhecimento;

  • O Pensamento Reflexivo e o Método Científico;

  • A Atitude Científica;

  • Desmistificando a Teoria;

  • Conceitos, Constructos;

  • Definições, Variáveis;

  • Proposições e Hipóteses;

  • Modelo;

  • Tipos de Pesquisa;

  • A Questão de Pesquisa na Administração;

  • A Questão da Pesquisa;

  • Sintonizando a Questão de Pesquisa;

  • Questões Investigativas;

  • Questões de Mensuração;

  • Problemas no Processo de Pesquisa;

  • Síndrome da Técnica Favorita;

  • Garimpagem de Banco de Dados da Empresa;

  • Questões Não Pesquisáveis;

  • Problemas de Administração Mal Definidos;

  • Planejando o Estudo;

  • Definição de Amostragem;

  • Alocação de Recursos e Orçamento;

  • Valorizando as Informações de Pesquisa;

  • Proposta de Pesquisa;

  • Conteúdo da Proposta;

  • Teste Piloto;

  • Coleta de Dados;

  • Análise e Interpretação;

  • Relatando os Resultados;

  • Estruturando a Proposta de Pesquisa;

  • Sumário Executivo;

  • Declaração do Problema;

  • Objetivos da Pesquisa;

  • Revisão de Literatura;

  • Importância/Benefícios do Estudo;

  • Planejamento de Pesquisa;

  • Análise dos Dados;

  • Natureza e Forma dos Resultados;

  • Qualificação dos Pequisadores;

  • Orçamento, Programação, Instalações e Recursos Especiais;

  • Gerenciamento de Projeto;

  • Instrumentos de Mensuração;

  • A Importância da Informação para o Marketing;

  • Compreensão do Marketing;

  • Planejamento em Marketing;

  • Sistema de Informações de Marketing;

  • Informações para Decisão em Marketing;

  • Modelo de Sistema de Informações para o Marketing;

  • A Análise de Mercado em Marketing;

  • Etapas de uma Pesquisa de Marketing;

  • Reconhecimento de um Problema;

  • Formulação, Definição ou Constatação de um Problema de
  • Pesquisa;

  • Exploração Inicial do Tema;

  • Definição Clara dos Objetivos da Pesquisa;

  • Estabelecimento das Questões de Pesquisa e/ou Formulação de Hipóteses;

  • Determinação das Fontes de Dados;

  • Fontes Primárias;

  • Dados Secundários;

  • Determinação da Metodologia de Pesquisa;

  • Determinação do Tipo de Pesquisa;

  • Determinação dos Métodos e Técnicas de Coleta de Dados;

  • Determinação da População de Pesquisa, do Tamanho da Amostra e do Processo de Amostragem;

  • Planejamento da Coleta de Dados;

  • Previsão do Processamento e Análise dos Dados;

  • Planejamento da Organização, Cronograma e Orçamento da Pesquisa;

  • Redação do Projeto de Pesquisa e /ou de uma Proposta de Pesquisa;

  • Execução da Pesquisa;

  • Comunicação dos Resultados;

  • Classificação dos Tipos de Pesquisa;

  • A Natureza das Variáveis Pesquisadas: Pesquisas Qualitativas e Pesquisas Quantitativas;

  • A Natureza do Relacionamento Entre as Variáveis Estudadas: Pesquisas Descritivas e Pesquisas Casuais;

  • Ao Objetivo do Grau em que o Problema de Pesquisa Está Cristalizado: Pesquisa Exploratória e Pesquisa Conclusiva;

  • A Forma Utilizada para a Coleta de Dados Primários:
  • Pesquisa por Comunicação e Pesquisa por Observação;
  • Ao Escopo da Pesquisa em Termos de Amplitude e Profundidade: Estudo de Casos, Estudos de Campo e Levantamentos Amostrais;

  • A Dimensão da Pesquisa no Tempo: Pesquisas Ocasionais e Pesquisas Evolutivas;

  • A Possibilidade de Controle Sobre as Variáveis em Estudo:
  • Pesquisas Experimentais de Laboratório, Pesquisas Experimentais de Campo;
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  • Pesquisa Exploratória;
  • Métodos de Pesquisa Exploratória;

  • Pesquisas Conclusivas Descritivas;

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    Como funciona o curso? Ele é autorizado pelo MEC?

    Os cursos do Portal Educação te ensinam por intermédio da EaD (Educação a Distância), com animações e games (do tipo quiz) que estimulam a interatividade e a interação.
    O Portal Educação oferece cursos livres, de atualização e qualificação profissional. São destinados a proporcionar ao profissional conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências e não exigem escolaridade anterior.
    O MEC (Ministério da Educação), trata da política nacional de educação em geral, mas autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos técnicos e profissionalizantes são autorizados pelas Secretarias Estaduais de Educação.

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    Vou aprender mesmo?

    Os cursos do Portal Educação são dinâmicos e com várias vantagens comparadas a um curso presencial. Você terá recursos como:
    • Flexibilidade TOTAL de estudo, 24h por dia, sem limite de acesso!

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    Como funciona a prova?

    As provas variam um pouco de curso para curso. São 2 tipos:
    • Avaliação Online dos Cursos Profissionalizantes: 20 questões objetivas, as quais devem ser feitas em 2 horas, prova única e referente a todo o conteúdo do curso.
    • Avaliação Online dos Cursos Livres: 10 questões objetivas, as quais devem ser feitas em 1 hora, prova única e referente a todo o conteúdo do curso.
    Os estudos, atividades e avaliações devem ser feitos dentro do prazo estipulado no calendário do curso.
    A média final deve ser igual ou superior a 60% para a conclusão e recebimento do certificado digital do curso. Em caso de reprovação, o aluno poderá realizar novamente a prova dentro do período do curso quantas vezes desejar. Os cursos gratuitos não possuem nova prova, atividades reflexivas e descritivas.

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    Tem certificado?

    Os alunos aprovados receberão o Certificado Digital em seu espaço virtual, após a nota média e prazo mínimo de estudo exigido.
    Os cursos do Portal Educação lhe dão a certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e extensão. É importante saber que esses títulos não se equivalem às certificações de cursos técnicos ou de formação escolar, e não dão o direito de assumir responsabilidades técnicas.

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